O marketing de mídia social é uma das estratégias mais econômicas para as pequenas e médias empresas, na medida em que cria uma imagem social a baixo custo, mas esta é apenas uma das vantagens que o marketing de mídia social oferece às pequenas e médias empresas. Na verdade, há outros que merecem destaque para ilustrar a conveniência de iniciar uma estratégia de marketing on-line com este meio, como explicado por especialistas da EMD , uma empresa de consultoria que trabalha precisamente com estratégias de marketing digital.
Para que servem as redes sociais para uma empresa
As redes sociais já são uma rotina diária para a grande maioria dos usuários da Internet. Entrar na rede e abrir suas contas no Facebook e no Twitter é agora rotina. Portanto, o fato de sua empresa estar presente lhe dará uma imagem social. Você pode se fazer conhecer aos usuários e ganhar visibilidade.
Uma segunda vantagem que o marketing de mídia social assume para pequenas e médias empresas é que o conteúdo publicado em certas redes sociais, como o Facebook, é indexado nos principais mecanismos de busca, para que o ranking melhore, contribuindo assim para a SEO do site.
Outra vantagem muito importante, é que seguidores satisfeitos desempenharão funções comerciais de qualidade, compartilhando informações sobre o negócio e fazendo comentários tanto sobre os produtos, quanto sobre o atendimento ao cliente e sua experiência de compra.
O marketing de relacionamento representa a superação do marketing tradicional. Este último se concentrou nos consumidores em termos de grandes agregados através da análise dos dados de consumo de massa. O marketing de relacionamento, em tempos de produtos e serviços personalizados, recupera a centralidade do cliente estabelecendo uma relação one-to-one e colocando a marca em conexão direta e dinâmica com seu alvo.
A evolução das mídias sociais
Antes da chegada da web e das redes sociais, o modelo relacional era limitado pela supremacia da mídia vertical, como o rádio e a televisão. A antiga mídia não permitia o desenvolvimento de relações de comunicação nos dois sentidos, enquanto hoje, graças ao sucesso das redes sociais e outras comunidades on-line, há uma forte redução na importância da comunicação vertical substituída por um modelo mais equilibrado no qual o cliente pode desempenhar um papel ativo no relacionamento comercial.
A forma como a mídia social funciona obriga as empresas a ouvir seus seguidores on-line, envolvê-los em atividades e decisões comerciais e ajudá-los com um valioso atendimento ao cliente. Esta relação horizontal é uma necessidade gerada pela mídia digital, mas é também uma grande oportunidade para conhecer seus clientes e construir sua lealdade, fornecendo um serviço de valor agregado na Internet.
Através das mídias sociais, as empresas recebem comentários sobre suas atividades, avaliações de serviços e produtos, até mesmo sugestões e idéias para melhorias. A propósito, as empresas correm o risco de se tornarem alvo de críticas; este risco deve ser abordado com um gerenciamento de reclamações e um plano de gerenciamento de solicitações.
A melhor estratégia é aceitar o desafio, responder rapidamente às solicitações, aceitar críticas e responder com soluções inteligentes. É importante responder às reclamações e críticas com ações corretivas que demonstrem a todos que utilizam o canal social que a empresa se preocupa com seus seguidores.
Qual é o propósito de um blog corporativo?
Um blog corporativo permite a você ativar um canal de comunicação direta com seus usuários e planejar estratégias de marketing de conteúdo (blog marketing) que também têm efeitos positivos em seu posicionamento na web; o mundo dos blogs permite que você atraia a atenção através de artigos e notícias. Os fóruns são comunidades on-line onde você pode dialogar e promover o perfil de sua empresa, fortalecer sua reputação e ganhar contatos.
Marketing viral
Marketing Viral também significa Marketing de Conversação, uma vez que toma o conceito de mercados como conversas. O marketing viral visa explorar o boca-a-boca para aumentar o volume de conversas sobre um serviço ou produto e, em última instância, aumentar sua popularidade e apreciação entre os seguidores. A palavra “viral” faz lembrar a forma como os vírus se propagam: por contaminação e transmissão. Da mesma forma, a palavra “buzz” também é usada para este tipo de estratégia de marketing on-line em inglês, que se refere a abelhas e implica na capacidade de visar enxames, ou seja, grupos homogêneos de pessoas que compartilham os mesmos interesses e gostos em produtos ou serviços.